terça-feira, 13 de novembro de 2012

Projeto “Imagens, palavras e gestos”

          A Rede de bibliotecas de Gouveia iniciou no dia 2 de novembro mais um projeto do PNL, “Imagens, palavras e gestos” com atividades para Jardins de Infância e Escolas do 1ºCEB. Este período é dedicado ao texto dramático com a exploração da obra "Aventuras de João-Flor e Joana-Amor” de Maria Rosa Colaço.
João-Flor e Joana-Amor são dois simpáticos caracóis. O primeiro gosta imenso de viajar, o segundo, por medo, nem por isso. Um dia, pelo outono, o vento chega e leva com ele as folhas da simpática e acolhedora árvore onde vivem. Perante a tristeza e abatimento da árvore, os manos caracóis resolvem ir atrás das folhas para as convencerem a voltar, iniciando a maior viagem das suas vidas, cheia de aventuras e percalços.
Após a realização do texto dramático, a partir do texto original, foi criada uma divertida peça de teatro que está a entusiasmar e cativar as crianças. Esta peça além dos adereços dos 2 personagens principais, desempenhados pela Educadora Maria da Luz da BE e Dr.ª Catarina da BM, tem como recurso as TIC enquanto representação dos outros personagens e dos cenários da ação.
          Pretende-se com esta atividade, promover o gosto pela leitura, a exploração do texto dramático na sala de aula e a valorização das relações de solidariedade, amizade e partilha.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar