quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Conta-nos uma história!

"O Ministério da Educação e Ciência, através da Direção-Geral de Educação, da Rede de Bibliotecas Escolares e do Plano Nacional de Leitura, em parceria com a Microsoft, lança a 4.ª edição do concurso Conta-nos uma história! – Podcast na educação.
A iniciativa promove a conceção e desenvolvimento de recursos digitais áudio e vídeo que decorram da produção colaborativa ou do reconto de histórias já existentes – contos, fábulas, parábolas, mitos ou lendas. Pretende-se, deste modo, fomentar a dinamização de projetos desenvolvidos pelas escolas de Educação Pré-escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, incentivando a utilização das tecnologias de informação e comunicação, nomeadamente as tecnologias de gravação digital áudiovisuais.
A candidatura é efetuada através do preenchimento de um formulário disponível em linha, até ao dia 15 de janeiro. A entrega dos trabalhos decorrerá de 16 de janeiro a 26 de março de 2013.
Para mais esclarecimentos poderá ser consultado o sítio de apoio ao concurso ou através de contacto para o endereço de correio eletrónico podcast@dge.mec.pt."
                                          (http://www.rbe.min-edu.pt/np4/405.html)

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dia da Alimentação


    Nos dias quinze e dezasseis de outubro, foi comemorado na BE, o dia mundial da Alimentação através de atividades de animação de leitura.
    «O dia em que a barriga rebentou» de José Fanha foi a história trabalhada, esta atividade pretendeu chamar a atenção para os riscos de uma alimentação desequilibrada e reforçar o valor de uma alimentação saudável.

   Um conto verdadeiramente hilariante, em que os alunos se divertiram e reflectiram sobre a importância alimentação equilibrada a ouvir as aventuras e desventuras da família Bisnau.

   Esta atividade foi dirigida às crianças do 1º ciclo e às turmas do segundo que manifestaram interesse. Foram realizadas nove sessões e no final de cada sessão foi distribuída a cada aluno uma maçã, oferecida pelo PES (programa educação para a saúde).


Um obrigada a todos os que participaram nesta atividade.

Ateliers Pedagógicos

   A Equipa da BE convida os alunos a inscreverem-se nos ateliers que funcionam à hora do almoço na Biblioteca Escolar da Escola Básica, um projeto de natureza diversificada, com propósito pedagógico de desenvolver ações específicas, direcionadas aos alunos do primeiro ciclo.
   
   Horário de funcionamento:

  • Artimanhas, atelier de expressão artística que decorre na sexta feira das 12.30 às 13.20;
  • Riscos e Rabiscos, atelier que visa incentivar a leitura e a escrita utilizando técnicas de escrita criativa. Todas as segundas e terça feiras, das 12.30 às 13.20;
  •  Papa números, atelier onde os alunos interessados podem explorar as potencialidades da matemática através de exercícios e jogos bem divertidos, todas as quarta feiras das 12.30 às 13.30.

   Será um desafio bastante estimulante para todos os participantes!

   Vem conhecer melhor a biblioteca da tua Escola!

Bem-vindos

   Bichinho dos Livros é o blogue da Escola Básica de Gouveia.
   Este blogue é de todos os alunos, dos seus professores, e de todos os que queiram deixar os seus comentários.
   Como o título sugere, este blogue pretende promover os gosto pela leitura e, consequentemente o prazer da escrita.

   Ficamos à vossa espera!
   Visite o nosso blogue e biblioteca.



Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar