sábado, 16 de março de 2013

Ondas e marés do corpo e da expressão – oficina de expressão plástica

Na sequência do tema da semana da leitura, “o mar”, realizou-se na BE uma oficina de expressão plástica com a construção de um livro tridimensional, em que alunos e professor construíram cenário e personagens que nos contam uma aventura no mar. Esta atividade, realizada no intervalo do almoço, envolveu vários alunos da EBG. O resultado final foi um belo e colorido livro cujos personagens parecem nadar num mar calmo e sereno, prendendo a nossa atenção.

Mar de histórias

 A atividade “Mar de histórias” decorreu durante a semana da leitura de 11 a 15 de março na BE da EBG. Contou com a presença de pais e avós dos alunos do 1º ciclo que aceitaram o convite de vir contar uma história para a turma dos filhos/netos. Assim, a BE partilhou esta semana, com a fantástica participação de 12 pais e 2 avós que se revelaram excelentes contadores de histórias às quais juntaram pequenos mimos bem docinhos. A BE agradece a todos a sua participação e esperamos que possam acontecer outros momentos maravilhosos como estes. 
 

sexta-feira, 15 de março de 2013

“Ondas e marés do corpo e da expressão – teatro na BE”

Alguns alunos do 6ºC representaram a peça de teatro “As lições do Tonecas” para os alunos das turmas do 4ºAno da EBG. Foi um momento muito divertido que encantou todos os presentes e mostrou a grande capacidade de representar dos nossos alunos. 

Pausa com notas

Decorreu no dia 11 de março a atividade “Pausa com notas”, realizada na BE pela turma do Articulado, enquanto prova de avaliação. Neste belo momento musical estiveram presentes, enquanto convidados, as turmas do 4º ano da EBG que se revelaram uns ouvintes extraordinários. Os alunos tocaram individualmente os diferentes instrumentos musicais de aprendizagem, mostrando competência, entusiasmo e atitude de grandes artistas. Foi um momento muito importante para todos os presentes.


terça-feira, 12 de março de 2013

Encontro com as escritoras Clara Campos e Leonor Noronha

As escritoras Clara Campos e Leonor Noronha apresentaram na Escola Básica, o seu livro “O Amigo Especial do Gui "uma visita ímpar ao universo da diferença. À qual se seguiu uma conversa informal sobre a criação literária e experiência de ser escritora, onde os alunos dos 3º e 4º anos participaram com grande entusiasmo.

domingo, 10 de março de 2013

Biblioteca Escolar recebeu Escritor Alexandre Honrado


Integrada no programa da Semana da Leitura 2013, a Biblioteca Escolar, recebeu, ontem, dia 7 de março, a visita do escritor de literatura infanto-juvenil Alexandre Honrado, onde estiveram os alunos do 2º CEB do Agrupamento de Escolas de Gouveia e que presentearam o autor com uma exposição de trabalhos realizados, na disciplina de língua portuguesa, a partir da leitura da obra “A família que não cabia dentro de casa”, que se destacaram pelo seu conteúdo divertido e pedagógico. 
Deste encontro, resultaram grandes momentos de interatividade entre Alexandre Honrado e os alunos, que puderam, na primeira pessoa, ouvir este conceituado contador de histórias e trocar impressões acerca das suas obras. No final, o encontro contou ainda com uma sessão de autógrafos, na qual o escritor pode personalizar, com dedicatórias, os livros de alguns dos leitores presentes.


terça-feira, 5 de março de 2013

Olimpíadas da Ortografia

Com as Olimpíadas da Ortografia pretende-se promover o gosto pela escrita e por uma ortografia correta. Decorrerão na Semana da Leitura de 11 a 15 de março.

Consulta aqui o regulamento

Participa!

sexta-feira, 1 de março de 2013

Livros em viagem conhecimento sem paragem


Os livros continuam a correr pelas Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância, procurando envolver os alunos no prazer e na prática da leitura. Os livros, transportados em mochilas podem assim chegar aos alunos mais isolados da escola sede, permitindo a sua requisição.

PNL – “Lendas, memórias do passado e do imaginário


Estão a decorrer, nas Escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância, as atividades do PNL do 2º período, com a exploração de lendas portuguesas e do mundo.
Tendo como principais objetivos desenvolver domínios da leitura, da compreensão e da escrita; conhecer algumas tradições passadas de Portugal e do mundo promovendo a valorização e o respeito pelas diferenças culturais; promover hábitos de leitura; formar leitores criativos, capazes de entender e questionar as aprendizagens e criar alunos capazes de perceber o que é um conhecimento científico e um conhecimento popular baseado no imaginário e no sobrenatural.

Oficina de escrita criativa “Palavras doces”

Realizou-se no dia 20 de fevereiro a oficina de escrita criativa que envolveu os alunos de 5º e 6º ano da Educação Especial. A atividade desenvolveu-se com a criação de um texto/carta criativo sobre o amor a partir de um modelo e de palavras sugeridas. A atividade correu com bastante entusiasmo e participação. Os alunos partilharam ideias e palavras que apelavam ao sentimento.

Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar