sexta-feira, 21 de junho de 2013

Oficina de escrita criativa “Memórias de estudante”



No dia 14 de junho realizou-se uma oficina de escrita criativa para alunos do 5º ano com o tema “Memórias de estudante”. Pretendeu-se com esta atividade promover o prazer de criar poesia a partir de vivências da vida escolar, incentivar o prazer de ler, motivar os alunos para novas formas de leitura e escrita e valorizar a função da BE.

Neste 5º ano
gostei de aprender
muitas matérias interessantes
que não vou esquecer.
João Cardoso e Pedro Prata

O final de ano
é  uma festa popular
quero encontrar muitos amigos
e com eles festejar.

O final de ano
é para brincar
com os pais
quero partilhar.

A festa de final de ano
é de alegria
Sarau e magia.
Catarina e Inês

A escola acabou
o verão está a chegar.
Para a praia eu vou
mas primeiro no sarau vou estar.

Com energia vou estar
com os meus amigos a dançar
numa festa de magia.
Vai ser uma alegria.
Juliana Cabral e Beatriz Sabugueiro

terça-feira, 11 de junho de 2013

Palavras que voam


Com o objetivo de valorizar a cultura nacional e os nossos autores, aconteceu no dia 4 de junho a oficina de escrita criativa “ Palavras que voam”, que envolveu os alunos que frequentam Currículo Específico Individual, com um trabalho articulado e desenvolvido entre a BE e Educação Especial. Pretendeu-se fortalecer o imaginário, estimular a criatividade e incentivar à leitura/escrita a partir da audição da música.

Oficina de escrita criativa “Mãos de vento imaginação de espanto”

Realizou-se no dia 7 de junho na BE, a oficina de escrita criativa “Mãos de vento imaginação de espanto”, para as três turmas dos alunos do 4º ano da EBG. Os alunos participaram com entusiasmo e envolveram-se completamente na atividade, demonstrando um bom sentido de grupo e de atenção pelo outro.


Dia Mundial da criança

A Biblioteca Escolar do EBG em conjunto com a BM participou nas atividades de animação do Dia Mundial da Criança, no dia 3 de junho na Sr.ª dos Verdes com a realização da peça de fantoches “O macaco de rabo cortado”. Foram realizadas 9 sessões com a presença de centenas de crianças. As crianças manifestaram o seu agrado aplaudindo entusiasticamente o teatro.

Fotos brevemente disponíveis

“Onde acaba o arco-íris?”

A equipa da BE, através da educadora Maria da Luz, em colaboração com a coordenadora do departamento pré-escolar, educadora Amélia, têm vindo a dinamizar atividades de música, dança e expressão dramática para as crianças do ensino pré-escolar. As atividades desenvolvem-se no ginásio da EBG. Esta atividade insere-se no projeto desenvolvido nos jardins-de-infância durante o presente ano letivo, à volta do livro “Onde acaba o arco-íris?” de Ana Vicente. Decorre em simultâneo, na BE uma exposição dos trabalhos produzidos.


sábado, 1 de junho de 2013

No dia mundial da criança a BE lembra:



Não sabe o que oferecer a uma criança? Ofereça-lhe um foguete, uma princesa, um monstro, um cavalo, um barco, um pirata, um gigante, uma tartaruga, um urso, um comboio, um planeta, uma flor, um dinossauro, uma baleia... Ofereça-lhe um LIVRO!
Melhor...leia-lhe/ conte-lhe uma história

Ps: Há muitos livros disponíveis na nossa BE para serem lidos. 
Como recursos disponíveis aqui deixamos o link para histórias do dia e para a Biblioteca digital PNL  
  Feliz dia da criança

Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar