terça-feira, 22 de outubro de 2013

SOBE- saúde oral e bibliotecas escolares


O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral de Saúde celebraram um protocolo, em Julho de 2011, que visa desenvolver ações de promoção da leitura e da saúde, centradas no projeto SOBE que reúne as duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares.

Os objetivos deste projeto são:
-Fomentar hábitos de higiene oral desde a infância, através da leitura; 
-Dar formação aos pais e às crianças sobre higiene oral.

Atividades:
Organizadas no âmbito do Projeto SOBE :

. atividades organizadas pelo Centro de Saúde de Gouveia
. pela Equipa da BE
. Sugeridas pela RBE

Circuito de letras animadas

Propostas de leitura e visionamento

3º e 4º anos

Maior flor do mundo de José Saramago



1º e 2º anos 

Dois contos retirdos da obra "Estranhões e bizarrocos" de José Eduardo Agualusa

Livros a andar "Leitura em vai e vem"

O projeto de promoção de leitura em família "Leitura em vai e vem" propõe a interação do jardim de infância com a família, de forma a incentivar a leitura junto das crianças mais pequenas.

Para esse fim, foi remetido para os jardins de infância um conjunto de material pedagógico composto por:

Mochilas - 1 para cada grupo de 4/5 alunos
Mapa de distribuição da mochila
Folhetos desdobráveis de registo de leitura individual;
O projeto de promoção de leitura em família "Leitura em vai e vem" propõe a interação do jardim de infância com a família, de forma a incentivar a leitura junto das crianças mais pequenas.

Neste sítio, disponibilizamos os materiais enviados e outros conteúdos com informação completar que podem ser impressos:

"Já sei ler"

O Plano Nacional de Leitura propõe para o 1ºCiclo, o desenvolvimento deste projeto com o objetivo de promover a leitura em família e a interação escola-família.
Esta proposta para o 1ºCiclo visa fazer com que a leitura  circule entre a escola e a casa, podendo envolver toda a família.
Promove a troca de leituras e realça a importância de registar o que já foi lido e que pode ser partilhado entre alunos, pais e professores

Para esse fim, foi remetido para as escolas com 1.º ciclo um conjunto de material pedagógico composto por: 
Mochilas - 1 para cada grupo de4/ 5 alunos
Mapa de distribuição da mochila
Neste sítio, disponibilizamos os materiais enviados e outros conteúdos com informação completar que podem ser impressos.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Atelier de artes " Mãos criativas"


Todas as terça feiras, à hora de almoço, a Professora Graça dinamiza na BE o atelier Mãos criativas destinado aos alunos do 1º e 2º ciclos. Eis alguns dos trabalhos realizados:




Dia Mundial da Alimentação


O Dia Mundial da Alimentação celebra-se, anualmente, a 16 de outubro. Para comemorar este dia, a equipa da Biblioteca planificou diversas atividades:

- Concurso “Roda dos Alimentos”;
-Oferta de marcadores alusivos a uma alimentação saudável ao 1º e 2º anos da Escola Básica de Gouveia;
-Exposição de materiais alertando para a necessidade de uma alimentação saudável e equilibrada.

A que sabe esta história? Dramatização

A equipa da BE comemorou o Dia da Alimentação na Escola EB 1 de São Paio, Paços da Serra, Melo (onde também estiveram os alunos de Folgosinho) e na escola Básica de Gouveia. Assim, através do conto O Capuchinho Vermelho, retirado da obra de Alice Vieira, A que Sabe esta História, os alunos refletiram de uma forma lúdica, sobre a importância de uma alimentação equilibrada.

domingo, 6 de outubro de 2013

5 de outubro

 

O dia da República foi comemorado pela BE relembrando a toda a comunidade Escolar a importância de um momento crucial na História de Portugal, através de uma  pequena exposição de livros existentes na Biblioteca com referência a esta data tão importante na nossa história, data essa que pôs fim à Monarquia e em se proclamou a República.
 

Outubro, Mês internacional da Biblioteca Escolar



Comemoramos em outubro o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares.
A equipa da BE convida  alunos a visitar o espaço para que percebam as várias valências da biblioteca e o apoio que disponibiliza quer ao seu estudo, quer aos seus tempos livres.
Para além das visitas guiadas organizadas pelas Bibliotecas Escolares, o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, este ano com o lema « Biblioteca escolar: uma porta para a vida.», a equipa da BE convida-te a estar atento às atividades que  te propõe:
Ao longo do mês – Lançamento dos Concursos “ Roda dos alimentos”, " Página Perdida", “Chapéus de Bruxa” e “Concurso de marcadores”. Início dos projetos de promoção de leitura em família “Leitura em vai e vem” e “Já sei ler”, destinados, respetivamente, à educação pré- escolar e primeiro ciclo.
Exposições “Montras com livros”, Dia dos Castelos e 5 de outubro. Hora do conto “ Lagartinha Comilona” (Educação Pré-escolar) e o conto Capuchinho Vermelho Versão de Alice Vieira (1º ciclo).
Está atento!

Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar