terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Formar para utilizar- Texto instrucional

                          









A segunda edição da atividade " Formar para utilizar ", decorreu nos dias 20 e 27 de fevereiro. Num trabalho colaborativo entre a equipa da BE e o 1º CEB, esta sessões são destinadas aos alunos do 4º Ano (Escola Básica de Gouveia e Escola Básica Lagarinhos (todos os anos)), neste mês foi feita a abordagem do texto instrucional. Uma tipologia textual muito útil no nosso dia a dia, com informações sobre procedimentos ou normas adequadas a um determinado contexto, por exemplo:
uma receita culinária;
uso e dosagens de um medicamento;
uso de um aparelho eletrônico;
regras de um jogo;

rótulos de embalagens em geral;
manuais de eletrodomésticos …

Juntos por uma internet melhor

A comunicação através da Internet faz parte da vida de todos nós. Tal como ensinamos os nossos filhos a adotarem determinados procedimentos de segurança no seu dia-a-dia, também é importante alertá-los para a necessidade de cumprirem algumas regras para uma navegação segura e responsável nas Redes Sociais.
A BE, em parceria com os grupos de informática e do 1º CEB, com a CLDS e com a Associação de Pais, promoveu na passado dia 21 de fevereiro,  uma ação de sensibilização destinada a alunos, Pais e Encarregados de Educação dos alunos dos 3º e 4º anos da Escola Básica de Gouveia, subordinada ao mote "Juntos vamos criar uma Internet melhor".
Aqui ficam algumas imagens:

Juntos - slideshows

domingo, 9 de fevereiro de 2014

"Juntos por uma internet melhor"

A BE, em parceria com a CLDS, o grupo de informática e com a Associação de pais dá início no dia 10 de fevereiro, a um conjunto de iniciativas alusivas ao Dia da Internet mais Segura. A decorrerem nas Bibliotecas Escolares, as ações de sensibilização tem como tema "Juntos vamos criar uma Internet melhor", salienta-se a sessão de formação em literacia digital destinada a alunos, Pais e Encarregados de Educação dos alunos dos 3º e 4º anos da Escola Básica de Gouveia.


Era uma Vez

      Ao longo do 1ºPeríodo, a Professora Bibliotecária, Cândida Oliveira e a Docente Amélia Sousa visitaram as escolas da Educação Pré-escolar do Agrupamento e contaram histórias para os mais pequenos.
      Nos meses de outubro e novembro, a história escolhida foi “A Lagartinha comilona “e, em dezembro, a história que estes pequenitos ouviram foi “A árvore de Natal”.
      No final da actividade, os alunos realizaram pequenas actividades relacionadas com as histórias narradas.

       As duas docentes voltarão em breve.

Página Perdida - Fevereiro



 


















Vai à biblioteca, lê o texto que está exposto e, de entre os livros selecionados, descobre a que obra pertence a página perdida e deixa a tua resposta.


Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar