quarta-feira, 25 de junho de 2014

O sorriso do Zacarias

O sorriso de Zacarias, um projeto de escrita coletiva, realizado em parceria com as turmas do 2º Ano do AEG.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Projeto SOBE

O Plano Nacional de Leitura, a Rede de Bibliotecas Escolares e a Direção-Geral de Saúde celebraram um protocolo, em Julho de 2011, que visa desenvolver ações de promoção da leitura e da saúde, centradas no projeto SOBE que reúne as duas valências: saúde oral e bibliotecas escolares.

Os objetivos deste projeto são:
-Fomentar hábitos de higiene oral desde a infância, através da leitura; 

-Dar formação aos pais e às crianças sobre higiene oral.


Atividades organizadas no âmbito do Projeto SOBE ( parceria entre o Centro de saúde, departamento da Educação Pré-escolar, 1º CEB e Biblioteca Escolar:

Distribuição dos Kits SOBE e formação às crianças sobre higiene oral e instruções sobre a escovagem.
Escrita coletiva da história“O sorriso do Zacarias”, pelos alunos do 2º ano do AEG, disponível em formato eletrónico no blogue da Biblioteca da Escola Básica.
Dramatização “ A revolta dos micróbios”.

terça-feira, 10 de junho de 2014

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Ciência Entrelinhas


A ciência está em todo o lado. Mas será que também a podemos encontrar no imaginário fantástico das histórias infantis? 

Ciência entrelinhas,  a partir da história O ponto,  de Peter H. Reynolds , explora fenómenos e conceitos de ciências físico-químicas e de outras áreas do saber.

Na história, a personagem misturou tinta azul com tinta amarela e criou a cor verde e continuou a experimentar até conseguir obter mais cores.

Será possível criar novas cores quando misturamos tintas? Isso foi o que alunos tentaram descobrir através da mistura de cores primárias duas a duas e em iguais quantidades, uma experiência orientada pela Professora Carla Borges. 

Uma atividade  alegre, divertida e irreverente, com um sentido de humor que agrada a crianças e adultos… começamos no jardim de Moimenta da Serra e vamos por aí...

 
 


 







Nota: Um Projeto de parceria entre a Biblioteca Escolar e a Área Disciplinar de Fisico-quimíca.

domingo, 8 de junho de 2014

Oficina de Escrita Criativa

Esta oficina, destinada aos  alunos do 5ºano, pretende explorar instrumentos e a confiança necessários para produzir textos. Aqui, vence-se o medo da folha em branco, através de exercícios criativo. Num ambiente informal, conduzido pelas Professoras Bibliotecárias, à boleia de imagens sugestivas os alunos escreveram micro-histórias. Algumas das quais expostas na Biblioteca.

terça-feira, 3 de junho de 2014

Dia da criança

DIA DA CRIANÇA - Num painel Bilingue, os alunos com a Professora Isabel Matos completaram a frase Ser criança é... Being a child is... com muita alegria e criatividade... 

Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar