terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto – 27 de Janeiro

Os alunos do 2º ciclo foram sensibilizados para a data, através de uma breve contextualização histórica e da audição de um poema encontrado na parede de um dormitório de crianças do campo de extermínio nazista de Auschwitz.

"Amanhã fico triste,
 Amanhã.
 Hoje não.
 Hoje fico alegre.
 E todos os dias,
 por mais amargos que sejam,
 Eu digo:
 Amanhã fico triste,
 Hoje não.
 Para Hoje e todos os outros dias!"

A partir da sua análise os alunos de todas as turmas dos 5º e 6º anos foram convidados a definir numa palavra de que são feito os heróis...que resultou num mural alusivo ao tema exposto no exterior da biblioteca.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

A revolta dos livros....

 
Foi mais uma sessão da dramatização "A revolta dos livros"... e ficou, claramente, provado que os  melhores leitores estão no Agrupamento de Escolas de Gouveia... Conheciam todas as personagens e compreenderam, desde logo, que os livros não podem ficar fechados e esquecidos na estante. A equipa da BE agradece aos alunos e professores que connosco colaboraram.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Artistas digitais - XIII edição

O Centro de Competência Entre Mar e Serra está a organizar o XIII Concurso Artistas Digitais, destinado a alunos do ensino pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos,  com o objetivo de promover a utilização das TIC em contexto escolar e de desenvolver as capacidades de utilização das ferramentas de desenho disponíveis no computador, de forma a estimular a criatividade dos alunos.
Os temas a concurso são distintos em função da categoria e idade dos destinatários:
Para os alunos do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo, o desafio é representar, num desenho feito com o computador, “O sítio de que eu mais gosto!” que pode ser uma localidade, uma divisão da casa, um recanto do jardim, um ambiente de um livro, ou qualquer outro sítio real ou imaginário. 
Para os alunos dos 5.º e 6.º anos, o desafio do tema “E se…”  é representar uma alteração da normalidade do Mundo que vivemos, ou das histórias que conhecemos, por algo inesperado e surpreendente.
 
Os trabalhos dos alunos do pré-escolar terão uma categoria própria e prémios específicos, não competindo portanto com os trabalhos de alunos que já estão no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
 
Para conhecer o regulamento e mais informações clica aqui

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Dia de Reis

Hoje foi "Dia dos Reis" na BE da Escola Básica de Gouveia. Os  alunos do 1.º ciclo foram à anfiteatro ouvir as histórias maravilhosas da Mariana Aires e cantar com ela  músicas de encantar. 

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Tradições do Dia de Reis

Esta celebração está associada à tradição natalícia, que refere que três reis magos, vindos do oriente, visitaram o Menino Jesus na noite de 5 para 6 de janeiro, depois de serem guiados por uma estrela. Os três reis magos chamavam-se Belchior, Baltazar e Gaspar e levaram de presente ao Menino Jesus, ouro, incenso, mirra.
A tradição manda que  se cantem as Janeiras. O cântico das Janeiras começa no dia após o Natal e prolonga-se até ao dia de Reis.
No dia seguinte ao Dia de Reis as famílias começam a retirar os enfeites de Natal que decoram as casas durante a época de Natal.
 
Algumas cantigas alusivas  ao dia:
 
Os Três Reis Magos
Já os três reis são chegados
À lapinha de Belém
A adorar o Deus Menino
Nos braços da Virgem Mãe.
 
Os três reis do Oriente
Vieram com grande cuidado
Visitar o Deus Menino
Por uma estrela guiados.
 
A linda estrela os guiou
Até à sua cabaninha
Onde estava o Deus Menino
Deitadinho na palhinha.
 
Venho dar as Boas Festas
As Boas Festas d' Alegria
Que vos manda o Rei da Glória
Filho da Virgem Maria.
 
Sugestões de atividades que podes realizar:

 
 
 

Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar