segunda-feira, 23 de março de 2015

Exposição- Saídos da Casca



Feliz Páscoa e Boas Leituras!!!

História a duas Vozes

Narrativa Bilingue- A menina que detestava Livros contada em português e inglês. Uma narrativa bilingue que se enquadra na perfeição no mote da semana da leitura Palavras do mundo e, acima de tudo, nos relata de uma forma fascinate a descoberta do prazer da leitura . Um agradecimento especial à Professora Stela Sequeira e a todos os professores e alunos envolvidos.


Toc'a a ler

O mote oficial da semana da leitura, Palavras do mundo, transformou-se num movimento vivo. Durante toda a semana Toc'a a ler... em todas as turmas alunos, professores, elementos da comunidade educativa e equipa da BE levaram a leitura às sala de aula. Aqui fica uma pequena amostra e o agradecimento da equipa da BE às Professoras Paula Branco e Paula Gaspar.


Projeto Sobe- O dentinho


Projeto SOBE (Saúde Oral na Biblioteca Escolar) é um projeto que tem como objetivo promover ações de sensibilização para os cuidados na saúde oral, direcionado aos alunos do jardim de infância e 1º . Com a criação de um projeto de agrupamento em parceria com o Centro de Saúde candidatamo-nos ao projeto e foram-nos concedidos kits HO (higiene oral: escova de dentes e pasta), para que junto de todos os alunos se possa incentivar, com atividades, histórias, vídeos e sessões com a Dra Ana  (Higienista oral do centro de saúde), a promoção de uma maior consciencialização da importância de uma boa higiene oral.
Atividades organizadas no âmbito do Projeto SOBE ( parceria entre o Centro de saúde, departamento da Educação Pré-escolar, 1º CEB e Biblioteca Escolar:


Distribuição dos Kits SOBE e formação às crianças sobre higiene oral e instruções sobre a escovagem e a dramatização O dentinho, com estreia na Escola Básica de S. Paio e que será visionada por todos os alunos (pré -escolar e 1º CEB do agrupamento. A equipa da BE agradece às professoras Amélia Sousa,  Paula Rodrigues e professor João Martins.

terça-feira, 17 de março de 2015

Carlos Silva em Moimenta da Serra

O professor e escritor Carlos Alberto Silva dinamizou, no dia 16 de março, sessões de animação da leitura nas escolas e jardins-de-infância de Moimenta e na Escola Básica de Vila Nova de Tázem.  A receptividade das crianças à actividade foi enorme. No Jardim de Moimenta da Serra as personagens foram surgindo de uma forma natural... quase mágica no cenário... que de repente, de simplesmente verde, passou a estar povoado de personagens que deixaram as crianças maravilhadas.



quinta-feira, 12 de março de 2015

Inácio Pignatelli



No dia 11 de Março, quarta-feira, no auditório da Escola Básica, a Equipa da Biblioteca , professores e alunos dos 3º e 4º anos e receberam este professor e escritor com várias obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura. Durante a tarde, Inácio Pignatelli foi recebido  com boa disposição e interesse. Os alunos alegraram a tarde com a música “ O Boneco de Neve”,  que,  para além das professoras e alunos envolvidos contou coma preciosa colaboração do professor João.  
Esta ação que pretendeu motivar os jovens e adolescentes para a crítica literária, além de criar oportunidades aos alunos de conhecerem na primeira pessoa diversos escritores de referência do nosso país. Que na nossa escola apresentou o livro Roberto das Neves, inspirado na serra da estrela. 



Em termos bibliográficos, no domínio da literatura infantil, é de destacar “Pastor de Nuvens e Outras Histórias” e “Um Roubo na Véspera de Natal”; na poesia “Poemas de Negro e Fumo e do Nada Intranquilo” ou “O Olhar e os Sentidos”; na etnografia destacam-se “Os Arrais - Contributo para o estudo dos arrais e mestres dos barcos rabelos” e “Os Cascateiros de Avintes Criadores de Pequenos Mundos”; além de algumas obras sobre rios como “A Nascente”, “Acerca do Febros: Os rios não se medem aos palmos”, “O Paiva ou a Paiva como Também Lhe Chamam” e a sua reedição mais recente: “O Douro Português: de Paradela a São João da Foz, com passagem pela nascente” (2015).

Semana Nacional da Leitura

Convictos da importância da leitura na formação pessoal, social e escolar de cada um de nós, as Bibliotecas de Gouveia (Escolares e Municipal), irão realizar mais uma edição da Semana da Leitura, que decorrerá de 16 a 20 de março, centrada no tema «Palavras do Mundo»
Ao longo desta semana, que se pretende seja vivida de forma especial e intensa à volta dos livros e da leitura, serão levadas a cabo atividades diversificadas, envolvendo os alunos dos vários níveis de ensino. Neste âmbito, destacam-se as Olimpíadas da Ortografia, presença dos escritores Carlos Silva e Inácio Pignatelli, que realizarão sessões direcionadas aos Pré- Escolar, 1.º e 2.º ciclos. O projeto SOBE; exposições de “O livro que ando a ler”; Toc’a ler; sessões de poesia; a exposição Saídos da Casca e leitura a duas vozes. Estas e outras atividades poderão ser consultadas nos programas divulgados nas escolas e nos blogues de cada uma das BE. 
Agradecemos também a colaboração de todos os alunos e professores envolvidos em cada uma das atividades.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Roberto das Neves

 
Estamos a preparar a visita do escritor Inácio Pignatelli, os nossos meninos  ouviram o conto Roberto das Neves. Todos empenhados em recebê-lo condignamente. As turmas do 3º e 4º anos vão ilustrar a história inédita e cantar uma música alusiva ao tema desenvolvido pelo no livro.

Oficina de escrita criativa...

Os alunos do 5º ano foram convidados a imaginar que fizeram anos e, alguém lhe ofereceu uma lâmpada muito esquisita. Dentro da lâmpada saiu uma personagem muito estranha e disse: - Olá, eu sou o génio da lâmpada e estou aqui para te conceder três desejos.
A partir daí várias perguntas no ar... que cada grupo respondeu da maneira que lhe pareceu mais adequada... Quais teriam sido os desejos que os alunos pediram ao génio da Lâmpada? Porquê? E depois, será que os desejos se realizavam? E o que acontecia ao génio?

(Fotos brevemente disponíveis)

Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar