segunda-feira, 25 de maio de 2015

À descoberta da Escola Secundária...

Nos dias em que se realizou o exame nacional do 6º ano, o Agrupamento de Escolas proporcionou aos alunos do 5º Ano, do 2º Ciclo da Escola Básica atividades lúdico pedagógicas na escola sede, tendo a Biblioteca Escolar também colaborado.  Assim, destacam-se as seguintes atividades: 
Bibliopaper- uma atividade especial para os alunos das turmas A, B, C e D, do 5º Ano, que percorreram caminhos da leitura através do contacto com livros e autores de língua portuguesa e estrangeira. O momento também foi oportuno para conhecerem o espaço da Escola Sede. 
Reconto da história “A menina que detestava livros” aos alunos das turmas C e D, do 5º ano – atividade que envolveu professoras da Biblioteca Escolar e as turmas atrás referidas e que se traduziu numa interação entre as contadoras e os alunos, em que estes foram exprimindo o desejo de encarnarem o universo das personagens, que faziam parte desta história. 
Duas animadoras do Projeto: “Uma Aventura no Mundo da Cidadania” (GAF), Isabel Silva e Sandra Silvestre efetuaram uma sensibilização para os alunos do 5º ano, do 2º CEB, sobre os direitos das crianças apelando à reflexão e participação das mesmas. Todos os alunos participaram de forma empenhada, manifestando boa disposição nas referidas atividades.


segunda-feira, 18 de maio de 2015

Projeto SOBE- a digressão continua...

O Projeto SOBE (Saúde Oral na Biblioteca Escolar, parceria entre o Centro de Saúde, os departamentos da Educação Pré-escolar, 1º CEB e Biblioteca Escolar)  tem como objetivo promover ações de sensibilização para os cuidados na saúde oral e direcionado aos alunos do jardim de infância e 1ºciclo. 

Após distribuição dos Kits SOBE e formação às crianças sobre higiene oral e instruções sobre a escovagem,  a dramatização "O dentinho", continua em digressão.  Aqui ficam algumas fotografias da sua passagem nos JI e EB Folgosinho, Paços da Serra, Figueiró da Serra, Moimenta da Serra e Melo. A equipa da BE lembra que esta dramatização será visionada   por todos os alunos do pré -escolar e 1º CEB do agrupamento. 


A equipa da BE agradece às professoras Amélia Sousa,  Paula Rodrigues e professor João Martins.

Laço azul, 2015

Escolas e CPCJ (comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Gouveia) juntam-se contra a violência infantil - exposição dos trabalhos realizados na disciplina de EMRC.


Olimpíadas da ortografia

Na semana da leitura os alunos foram convidados a participar nas Olimpíadas da ortografia. As alunas premiadas foram: Sofia Almeida, 6ºD, Inês Garcia, 5ºD e Inês Oliveira, 6ºD. 
A equipa da Biblioteca gostaria de agradecer a todos os alunos que participaram, o seu interesse e a persistência com que aderiram a esta iniciativa.




"Descobre o Livro"

Assinalando o Dia Mundial do Livro lançámos aos alunos o desafio "Descobre o Livro". O objetivo era a identificação de um conjunto de livros (autores e obras) a partir de determinadas pistas. As respostas corretas encontram-se afixadas na entrada da Biblioteca. 
Venceram  o desafio: João Matos 4ºB, Constança Vicente, 4ºB, Tiago Simões, 6ºC, Gabriel Dias, 6ºC e João Freitas, 6ºC.



 Parabéns aos vencedores e a todos os que participaram!

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Dia da europa

No dia 9, assinala-se o Dia da Europa. Faz precisamente 65 anos que Robert Schuman apresentou uma proposta com as bases fundadoras do que é hoje a União Europeia. Nas bibliotecas serão expostos materiais sobre a história da UE e sobre os países que a constituem. Estará também disponível, na biblioteca e na cantina,  um questionário sobre o tema, responde até ao dia 8. 



Vencedores do Desafio " Descobre o Livro" - Dia Mundial do livro

Parabéns a todos os alunos pela forma como se empenharam nesta iniciativa e muito obrigada por terem participado!



Continuem a ler cada vez mais!

domingo, 3 de maio de 2015

Dia da mãe

Hoje celebramos um dia especial e a melhor maneira é manifestando nosso amor um abraço, um beijo e muitas carícias.


Um poema, um beijo, uma flor... um simples gesto!!!!
Nota: Aqui encontras alguns poemas...

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Olimpíadas da ortografia - Vencedores

Realizaram-se na semana nacional da leitura as Olimpíadas da Ortografia, obrigada a todos os participantes e parabéns aos vencedores.

Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar