quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Manuela Ribeiro...as histórias da escritora

Escola Básica de Gouveia, 26.11.2015 -  sessão de leitura do livro Uma Letra, Mil Palavras e conversa com a escritora Manuela Ribeiro. Depois de uma breve apresentação, a escritora encetou um diálogo com os alunos. Estes colocaram-lhe muitas questões sobre as razões porque escreve, como escreve, como constrói os seus personagens, que parte da sua vida está nos livros... No final, houve uma sessão de autógrafos


Sinopse: Uma Letra, Mil Palavras
“As letras puseram-se a brincar entre si e então aconteceu uma coisa nunca vista: surgiu um imenso mar de palavras no qual convivem agora alegremente um relógio avariado, um jacaré acrobata, uma formiga apressada, um pente desdentado, um rato astronauta…”

Uma sextilha para cada letra do alfabeto, cujo tema anda à volta de uma palavra iniciada por essa letra. Desenvolve o gosto pela leitura e pela poesia.  As ilustrações são muito suaves e sugestivas... abrem espaço à imaginação do leitor.

Biografia
Manuela Ribeiro é  autora da coleção de literatura infanto-juvenil "Aventuras de Miguel e Ricardo". Esta coleção, assim como dois romances juvenis "Horas de Acordar" e "Eu Sou Bom Mas Não Me Gabo" foram até há cerca de três anos editados pela Ambar. Recentemente foram reeditados três títulos das aventuras "Um Rapto em Londres", "Operação Marmelada" e "Chuteiras Voadoras", na Textiverso de Leiria, com ilustrações de Carmo van Damme.
O seu mais recente livro, "Uma Letra, Mil Palavras" foi editado pela  Gato na Lua. 




quinta-feira, 19 de novembro de 2015

À conversa com...

Agrupamento de Escolas de Gouveia incentiva a leitura Ler é um hábito que nos faz conhecer mundos e ideias, que nos desenvolve a criatividade, a imaginação e nos faz adquirir cultura, conhecimentos e valores. Assim, e com este propósito, a Biblioteca Escolar recebe no dia 26 de novembro a Escritora Manuela Ribeiro.
 

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Oficina de Escrita

Qual é a relação desta frase com a anterior?
Que palavra podíamos escrever aqui para assegurar essa ligação?

Pretende-se, com esta oficina, proporcionar aos alunos do 2º ciclo algumas ferramentas para exprimir ideias, pensamentos, emoções ou sentimentos. Baseada na exploração dos Conectores frásicos ou articuladores de discurso que seguidamente apresentados (em quadro), que são um contributo importante para uma escrita correta.






A química dos alimentos

Ainda a propósito da alimentação...A química está presente na nossa alimentação e por essa razão torna-se importante conhecermos as substâncias que ingerimos diariamente. Foi a pensar nisso que elaboramos (equipa da Biblioteca, disciplina de Física e Química e PES) esta atividade que aborda a química presente nos alimentos…   

Nota: Esta exposição/ atividade percorrerá as escolas do Agrupamento

domingo, 8 de novembro de 2015

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Halloween

Para assinalar o dia mais horripilante do ano, propusemos histórias terrivelmente assustadoras! Num ambiente misterioso (Exposição de trabalhos realizados no âmbito da disciplina de Inglês, alusivos à Época Festiva do Halloween) … e com histórias de deixar miúdos e graúdos com os cabelos em pé!!  AAHHHHH (risinho de bruxa, daqueles que assusta a valer).



Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar