segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Mês internacional das BE: O aprendiz de palavras

Os intervenientes mudam... mas a mensagem mantém-se: as palavras desencadearam um processo inevitável em todos nós... de auto e heteroconhecimento...

No Mês Internacional das BE, a leitura encenada baseada na obra “O aprendiz de palavras" de Vanda Gato, começou a tournée (EB e JI de Paços, S. Paio, Melo e JI de Gouveia)... 

As portas da Biblioteca fecharam-se, as luzes apagaram-se e os dois dicionários da biblioteca pensonharam. E o que será isto de pensonhar? (Basta fechar os olhos, pensar em palavras e deixar a magia acontecer)

E a pensonhar vamos continuar :)))) 


domingo, 30 de outubro de 2016

As professoras Lúcia Morgado e Rita Almeida visitaram o nosso agrupamento



Neste Mês das Bibliotecas Escolares, as turmas 1º, 2º e 3 anos tiveram a oportunidade de conhecer mais um livro cheio de histórias divertidas e empolgantes, «Uma Mão-cheia de Histórias» com rimas e aventuras, escritas pelas autoras Lúcia Morgado e Rita Almeida e ilustradas pelo professor Luís Almeida.

Com pozinhos de perlimpimpim, as duas escritoras transformaram-se em duas bonecas especiais, a Li Li e a Ri Ri. Num discurso cativante, com gestos largos, coloridas e divertidas contagiaram os alunos e professores, que nas duas sessões enchiam o anfiteatro da escola básica, com a sua amizade, com a forma  como “descreveram” o seu gosto pela leitura e escrita e com a magia das suas personagens, especialmente da Bruxa Guxa Guxa (que até encontrou em Gouveia uma família especial :)).

Parabéns aos nossos alunos pelo entusiasmo, empenho e, claro, pela voz harmoniosa que a todos encantou “ Os meus livros são teus”.



segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Escritores Portugueses para a infância e juventude!!


Exposição, no âmbito das comemorações do mês internacional das bibliotecas escolares, pretende sensibilizar crianças e jovens para a leitura, para a escrita e conhecimento de autores portugueses.



quarta-feira, 19 de outubro de 2016

À conversa com Li Li & Ri Ri

Com muita magia e cor está a ser preparada a vinda das escritoras Lúcia Morgado e Rita Almeida... :). Os alunos dos 1ºA,B, 2ºA,B,C e 3ºA e B... Já conhecem alguns dos seus segredos e cantam alegremente a canção "Os meus livros são teus..."




sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Dia Mundial da alimentação


A expressão “ One  apple a day keeps the doctor away!”, é o mote da exposição patente no corredor do Bloco principal da escola básica, que durante as próximas duas semanas está   mais bonito e colorido. Em inglês ou em português  “Uma maça por dia, nem sabes o bem que te fazia!”...  (O idioma pouco importa…) o que realmente interessa é a evidência de que o consumo de maçãs (e fruta em geral) é fundamental numa alimentação saudável e equilibrada. 

Nota: Esta atividade foi da responsabilidade dos Departamentos Artístico, 1º CEB, Educação Pré-Escolar, Línguas, Expressões, Programa de Educação para a Saúde (P.E.S) e Biblioteca Escolar.

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Abel Manta

Sabias que Abel Manta , pintor contemporâneo, nasceu em Gouveia em 12 de Outubro de 1888 e faleceu em Lisboa em 9 de Agosto de 1982.
Manta,Abel,Autorretrato,1939

terça-feira, 4 de outubro de 2016

E outubro Chegou!!!


Em Outubro, assinalamos o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, este ano, subordinado, ao tema “Aprende a ler o teu mundo!” (O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL)).

Em 2016 celebra-se o Dia da Biblioteca Escolar no dia 24 de outubro. Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura. Pretende-se, ainda, lembrar o papel fundamental que ocupam em todas as Escolas, as suas Bibliotecas, como importantes Centros de Recursos e do trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.

Assim, destacamos algumas das atividades que marcarão esta efeméride nas Bibliotecas do nosso Agrupamento:

- Exposições:
“Livros que fizeram história”
“Uma maçã por dia não sabe o bem que lhe fazia”
“A nossa terra, a nossa gente- Abel Manta”

- Leituras encenadas” O aprendiz de palavras”;

- Formação de utilizadores da informação;

- Concursos mensais- Biblioquiz, Fora da Estante, Pontapés na Gramática e Personalidade Mistério.

-Concurso Literário  – “Imagens à procura de Histórias”;

- Encontros com escritores- Lúcia Morgado e Rita Fontes;

-Comemorações de efemérides (Nascimento de Abel Manta, dia mundial da alimentação, dia internacional das Bibliotecas Escolares).

Há desafios para todos os gostos. Participa!
Bom mês... boas leituras!




Parceiros:
Comunidade Escolar- Departamentos :  Artístico; de Línguas; 1º CEB e Educação Pré-Escolar , PES, Alunos,  Professores e Assistentes Operacionais envolvidos.
Comunidade Local:  Museu Abel Manta e Biblioteca Municipal.

Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar