quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Dia da Língua Materna

A proposta neste dia foi mesmo ler em Português :). A equipa da biblioteca apostou na divulgação de autores portugueses e de excertos das suas obras em vários espaços (biblioteca, corredor BL 1 e átrio  BL2). Propôs, ainda, que se lessem  textos em português e se  lembrasse a efeméride aos alunos, na sala de aula.


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Leitura entre nós

      No passado dia 16 de fevereiro, pelas 19h00, decorreu no auditório, da Escola Básica, uma sessão de esclarecimento para alunos, pais e encarregados de educação sobre o Projeto "Leitura entre Nós", resultado de uma parceria estabelecida entre o Agrupamento de Escolas,  Associação de Pais e CLDS de Gouveia, dirigido a alunos do 2.º ano de escolaridade. Este projeto de leitura em família surge enquadrado na medida 4 (Leitura e Escrita: Intervenção Precoce no Desenvolvimento Linguístico) do plano de ação estratégica de promoção da qualidade das aprendizagens.

      Mais do que uma acção de sensibilização, foi um momento de reflexão (sobre a importância de leitura), de partilha e de festa (teatro, música). Pretendeu-se, assim, reforçar o papel da  leitura  como uma competência básica e transversal, capaz de dotar as crianças de mais ferramentas para uma melhor aquisição de conhecimentos, em todas as áreas do saber. Tal como qualquer outra competência, a leitura requer treino, só se aprende a ler, lendo... e lendo cada vez mais e melhor.

     Às cerca das 20 famílias presentes na sessão, propôs-se que disponibilizassem 5 a 10 minutos por dia, para lerem e partilharem histórias, com as crianças, durante 4 semanas consecutivas, com recurso a livros de casa ou  Biblioteca Escolar.







.


Entrega de prémios "Comunicar em segurança"

Mais do que responder a um questionário... Esta atividade, pretendeu apelar a uma utilização adequada da internet e redes sociais; alertar para os riscos decorrentes de uma utilização menos preocupados e ensinar algumas dicas aos mais distraídos.
Parabéns aos vencedores e a todos os que participaram :)

 

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

"Comunicar em segurança"

A Par das Ações de sensibilização promovidas pela Escola Segura (2º Ciclo), a Equipa da Biblioteca e o Grupo de Tecnologias da Informação realizaram palestras no 1º ciclo (3º e 4º anos)  sobre o tema “Comunicar na Internet em Segurança”.

domingo, 12 de fevereiro de 2017

Leitura entre nós


No próximo dia 16 de fevereiro, realizar-se-á na Escola Básica de Gouveia, uma sessão de informação para pais e encarregados de educação e alunos (nesta primeira fase, do 2º ano da Escola Básica de Gouveia), sobre o projeto de leitura em família “Leitura entre nós”, resultado de uma parceria estabelecida entre o Agrupamento de Escolas, Associações de Pais e CLDS3G.
A ação de sensibilização será divida em dois momentos. No primeiro, os alunos (2º ano) apresentam a dramatização “ A revolta dos livros”, uma peça escrita e encenada pela equipa da biblioteca que realça a importância da leitura. Num segundo momento, será apresentado o projeto e haverá uma reflexão sobre o papel das famílias na aquisição de hábitos de leitura das crianças, reforçando o trabalho efetuado pelos professores em sala de aula.
“Leitura entre nós” pretende ser, acima de tudo, um incentivo da leitura, num contexto emocional agradável e pleno de afetos, que fortaleça o gosto e a compreensão da mesma e os próprios laços familiares.


A concorrer também se aprende!

Parabéns por serem bons leitores e, também,  por participarem nos desafios que a equipa da biblioteca voz faz mensalmente...

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Dia da Internet Segura

No dia 9 de fevereiro comemora-se o dia da Internet Segura.
Para assinalar este evento no agrupamento tem patente nas três escolas a exposição de cartazes alerta “ O Pisca não arrisca“ e de tiras de BD (retirados da página da SeguraNet) . Esta divulgação pretende fomentar o sentido crítico, a navegação segura e esclarecida na Internet e, no caso das tiras, bem humorada :).
Durante esta semana em que se comemora o dia da Internet Segura a equipa da Biblioteca Escolar convida-te a testar os teus conhecimentos " comunicar em segurança" respondendo a um questionário Online.

Clica aqui e responde ao desafio "Comunicar em segurança"

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Mistério de Ano Novo


Os alunos da Escola Básica não deixaram escapar o Professor Pena... o comportamento dele era suspeito. A luz fundiu, o que lhe permitiu sair da sala, cometer o crime  sem ninguém ver (só os  nossos super detetives...).


Autor do mês de janeiro - Luísa Ducla Soares

Os poemas de Luísa Ducla Soares  ganharam novas leituras numa viagem entre formas, cores e  manchas, num desafio lançado aos alunos da Escola Básica.





Vencedores do concurso "Ciências Cruzadas" (Novembro 2023)

 Parabéns!  Vencedores - Ciências Cruzadas novembro de Biblioteca Escolar